segunda-feira, 22 de julho de 2013

Resenha: Charlotte Street


Oi gente, tudo bom? 

Hoje vou falar para vocês sobre uma das maiores decepções literárias que tive esse ano, e foi com o livro Charlotte Street.

Autor: Danny Wallace
Página: 399
Editora: Novo Conceito


Sinopse

Tudo começa com uma garota... (porque sim, sempre há uma garota...) Jason Priestley acabou de vê-la. Eles partilharam de um momento incrível e rápido de profunda possibilidade, em algum lugar da Charlotte Street. E então, em um piscar de olhos, ela partiu deixando-o, acidentalmente, segurando sua câmera descartável, com o filme de fotos completo... E agora Jason — ex-professor, ex-namorado, escritor e herói relutante — se depara com um dilema. Deveria tentar seguir A Garota? E se ela for A garota? Mas aquilo significaria utilizar suas únicas pistas, que estão ainda intocáveis em seu poder... É engraçado como as coisas algumas situações se desenrolam...


_ _ _ _ _ _



Charlotte Street tem tudo para ser um livro perfeito e bem construído. 
O roteiro dele se passa nas belas ruas de Londres, mas o enfoque do livro é mais para um lugar específico, a Charlotte Street. 
É lá onde onde tudo acontece.

Jason Priestley é um ex-professor traumatizado com seus alunos, por isso, decidiu deixar sua carreira para ser escritor de críticas em um jornal de Londres. Ele acabou de terminar um namoro e descobre que sua ex já está namorando com outro, o que o deixa bem depressivo - as vezes até demais.
 Em um determinado dia, ao dividir um táxi com uma desconhecida na Charlotte Street, percebe que ela esqueceu uma câmera descartável no carro e decide pegar para o caso de ela vir atrás. No outro dia, ele vai ao mesmo lugar com a câmera descartável da desconhecida, mas ela não aparece. Fazendo a curiosidade de Jason crescer. "Quem era aquela garota?" "Porque ela estava usando uma câmera descartável?" "As pessoas só usam essas câmeras quando querem registrar momentos únicos, pois só tem direito a 32 fotos" Eram algumas dúvidas que ele tinha, até decidir seguir os conselhos de um amigo e revelar as fotos da desconhecida e ir atrás dela em todos os lugares por onde ela passou.

Tinha ou não tinha tudo para ser perfeito? Pois é, não foi.
Os lugares por onde ele passou foi bem detalhado, o que me deixou bem curiosa, porém o autor pareceu se perder por diversas vezes na construção do enredo. Jason agora é um cara altamente depressivo depois que sua ex o deixou por outro, e isso se tornou chato! Foram muitas as páginas em que ele se lamentava pela ex. Outro ponto que foi muito importante e que foi o que mais me deixou decepcionada com o livro foi o fato dele ter 399 páginas e só ter visto a moça a quem ele tanto segue pouquíssimas vezes. A garota (que passou a maior parte do tempo sem nome) não era atrativa. Não foi nada bem construído. Danny Wallace focou muito em Jason e esqueceu que o livro era composto por outros personagens também. Acho que só terminei de ler o livro por causa da curiosidade para saber quem realmente era A garota.

O único ponto que tenho que ressaltar, é que adorei os provérbios que vinha no início de alguns dos capítulos. 

"Onde tiver a mulher que você ama, você irá fazer todo o esforço, até a morte, para chegar até ela." - Provérbio Tradicional da Tribo Shona, Zimbábue.

Fiquei muito decepcionada, pois eu esperava muito do livro, afinal a sinopse dele diz que o livro deveria ser tudo de bom, e por se passar em Londres então, seria um sonho. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário